Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de maio de 2020

CMEPI É SOLICITADO A DAR ORIENTAÇÕES SOBRE A REORGANIZAÇÃO DO CALENDÁRIO ESCOLAR 2020 E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS




Nos dias 04 e 06 de maio/2020 o Conselho Pleno do Conselho Municipal de Educação de Palmeira dos Índios – CMEPI – esteve reunido, por videoconferência, discutindo e deliberando a respeito da solicitação formal do Dirigente Municipal de Educação de Palmeira dos Índios sobre a reorganização do calendário escolar 2020 e realização de atividades pedagógicas não presenciais.

Na primeira reunião foi apresentado o ofício encaminhado da Secretaria Municipal de Educação, em seguida, à luz das bases legais, foram discutidas possibilidades para as orientações solicitadas e a criação de uma Comissão Temporária para elaboração do texto-resposta. Já na segunda reunião a Comissão apresentou o texto-base e o Egrégio Colegiado, por unanimidade, deliberou favorável e encaminhou, via ofício, para o requerente. 

Em relação a reorganização do calendário escolar, como possibilidades, foram pontuadas as três possibilidades trazidas pelo Parecer nº 5/2020 – CP-CNE, aprovado em 28 de abril de 2020, e as formas de organização dispostas no artigo 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Para que o Dirigente Municipal de Educação, juntamente com as instâncias do Sistema Municipal de Educação deste Município (Secretaria Municipal de Educação, Rede Escolar e Conselho Municipal de Educação), definam a que melhor se adequá a realidade do município e garanta o princípio da isonomia presente na Constituição Federal e ratificado na LDB. E após tomada de decisão, seja encaminhado a este Conselho o Plano de Trabalho para viabilidade do ato normativo de convalidação do calendário letivo 2020.

No que diz respeito as atividades não presenciais, até a definição da possibilidade a ser adotada para a reorganização do calendário escolar 2020, o Colegiado orientou que sejam realizadas atividades extracurriculares, sem finalidade de cômputo das 800 horas, Medida Provisória nº 934, de 01 de abril de 2020,  objetivando a promoção e manutenção do vínculo escola-família, que o Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação elabore guias,  para as diferentes etapas da educação básica,  com atividades que envolvam pais e/ou responsáveis e promoção das habilidades socioemocionais e a retomada da (re)elaboração do Projeto Político Pedagógico, bem como, a construção das Propostas Curriculares de cada unidade de ensino por serem documentos essenciais na execução do calendário escolar, neste momento ressignificados em virtude da pandemia do COVID-19.

Por fim, que após definida e convalidada a reorganização do calendário escolar 2020, sejam garantidos os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos conforme disposto na Resolução CNE/CP nº 2/2017 (BNCC), de 22 de dezembro de 2017, Resolução CEE/AL nº 1/2019 (ReCAL), de 6 de maio de 2019 e Resolução nº 01/2020 – CP-CMEPI/AL (ReCAL), de 27 de fevereiro de 2020 e a Lei nº 2.038/2015-GP (PME), de 23 de junho de 2015 e que todas e todos tenham uma educação de qualidade, inclusiva e integral.

Edson Brito - Conselheiro-Presidente 

Nenhum comentário:

Postar um comentário